Programa

TEACCH

O Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children) teve sua origem em 1966, no Departamento de Pesquisa da Faculdade de Medicina, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), pelo professor Eric Schopler e sua equipe. Desde então, esse programa tem servido como modelo internacional para a estruturação de locais de atendimentos a indivíduos com autismo, sendo referência em diversos países.

O TEACCH é um programa educacional e clínico que tem como base a teoria comportamental e psicolinguística. Tem como objetivo principal auxiliar as pessoas com autismo a atingir a fase adulta com o máximo de independência e funcionalidade.
Teacch Teacch

Baseado no fato das pessoas com autismo serem frequentemente aprendizes visuais, o TEACCH trás uma clareza visual ao processo de aprendizado. É realizado uma adaptação do ambiente para facilitar a compreensão do aluno em relação a seu local de trabalho e ao que se espera dele, gerando uma previsibilidade do meio, de modo a diminuir comportamentos inadequados e facilitando o aprendizado. Conforme o aluno aprende é possível diminuir ou até mesmo retirar os apoios visuais. É importante salientar que o visual é sempre associado ao verbal.

 TEACCH 3      TEACCH 4     TEACCH 5

No TEACCH utilizamos os interesses e as habilidades do aluno para conseguirmos progressos nas áreas que o aluno apresenta mais dificuldades, para o aprendizado de novos conceitos e desenvolver áreas vocacionais.


O fundamental é não interpretar o TEACCH como uma receita, cada indivíduo deve ser olhado como único e o trabalho psicopedagógico também, fazendo com que a individualização seja um ponto chave desse programa.

No Centro Lumi, as salas de aula são formadas, no máximo, com 5 alunos. Agrupados de acordo com seu nível de desenvolvimento.


SOCIALIZAÇÃO

 socialização

     

inclusão social

 

Acreditamos que a inclusão social acontece através do convívio da pessoa portadora de necessidades especiais com a sociedade. Mensalmente proporcionamos atividades externas aos nossos alunos, para que possam ter acesso a locais públicos, sempre acompanhado por terapeutas. Promovemos situações em que o aluno consiga aprimorar o seu repertório, lhe dando condições para lidar com diversas situações sociais, adquirindo assim maior autonomia e favorecendo a melhora da qualidade de vida.



COMUNICAÇÃO

comunicação 1  comunicação 2 comunicação 3 

Um dos objetivos do Lumi é proporcionar condições para que seus alunos se comuniquem em uma variedade de situações cotidianas. As situações às quais os alunos são expostos criam neles uma necessidade de usar a comunicação, sempre considerando a relação interação-comunicação e trabalhando essa área como um todo, desde os gestos até as palavras.

Uma das ferramentas utilizadas é o sistema PECS (Picture Exchange Communication System), ele ensina o indivíduo a comunicar-se através de troca de figuras com o objetivo de ensinar o aluno a expressar aquilo que deseja de uma forma espontânea e dentro de um contexto social.

 

 
RocketTheme Joomla Templates
Copyright © 2017 Centro Lumi. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: OndaArt e Bumerangue.net.
xxx xxx xxx xxx xxx xxx