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Lei 12.764/12 - direitos dos autistas
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Fonte: Agência Câmara Notícias                                      Clique aqui para ouvir a versão em áudio da matéria

Deputada Mara GabrilliDeputada Mara Gabrilli

A presidente Dilma Rousseff sancionou, no final de Dezembro de 2012, uma lei aprovada pelo Congresso que garante mais direitos aos autistas.

A Lei 12.764/12 assegura aos autistas os benefícios legais de todos os portadores de deficiência, que incluem desde a reserva de vagas em empresas com mais de cem funcionários, até o atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.

“A aprovação da proposta é um mérito do próprio movimento autista, que se mobilizou em busca dos seus legítimos direitos”, afirmou a autora do substitutivo aprovado pela Câmara, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). A Lei 12.764/12 institui a chamada Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Gabrilli apresentou uma emenda, sancionada pela presidente, que prevê punição para os gestores escolares que recusarem a matrícula dos alunos com autismo ou qualquer outro tipo de deficiência. O responsável pela recusa está sujeito a multa de 3 a 20 salários mínimos. Em caso de reincidência, os gestores podem até perder o cargo.

Vetos
O texto, contudo, foi sancionado com vetos que causaram polêmica entre os representantes do setor. A presidente retirou do projeto dois dispositivos que garantem atendimento especial aos alunos que não puderem frequentar a rede regular de ensino, sempre em função das necessidades de cada estudante.

O argumento do governo é que a possibilidade de exclusão dos alunos autistas das escolas regulares é contrária à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. Segundo o acordo, todas as pessoas com deficiência devem ter acesso aos ensinos primário e secundário inclusivos.

Mas, para Eloisa Masson, mãe de Vinícius, de nove anos, o assunto não é tão simples. Vinícius frequentava uma escola privada de Brasília em classe comum, mas não conseguiu adaptar-se à rotina dos outros alunos. “Ele circulava, andava, deitava e a professora tinha que dar atenção para outras 20 crianças. Ele precisava de atenção mais individualizada para que pudesse, aí sim, estabelecer uma rotina”, explicou Eloisa.

Hoje, Vinícius frequenta uma escola pública com classes especiais. Essas turmas têm uma média de um professor para cada dois alunos e as atividades são planejadas de acordo com as necessidades dos alunos autistas. A ideia é preparar os estudantes para as classes comuns, mas não há prazo máximo para inclusão. As crianças ficam nas classes especiais até quando for preciso.

“A grande maioria dos autistas graves necessita da escola especial. Isso vai fazer falta para essas pessoas, que não se adaptam facilmente ao sistema regular e precisam de apoio específico”, alertou o presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta. Segundo ele, o grupo pretende mobilizar parlamentares este ano para tentar mudar a lei sancionada.

Funcionários públicos
Outro veto acaba com a previsão de horário de trabalho especial para funcionários públicos que sejam pais ou responsáveis por pessoas com deficiência. Hoje, a Lei 8.112/90 já assegura um regime de trabalho especial para os servidores públicos com deficiência. A extensão desse benefício aos familiares, segundo a presidente, só poderia ocorrer após iniciativa do próprio Executivo. 

Segundo Fernando Cotta, esse veto também prejudica os autistas: “As famílias precisam ser amparadas pelo Estado para dar suporte a seus filhos. Mais tempo com a família significa qualidade de vida para os autistas”.

Reportagem – Carolina Pompeu 
Edição – Daniella Cronemberger

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O Centro Lumi no Programa Edição Saúde que tratou do tema Autismo
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facecentrolumi Centro Lumi foi convidado a participar da produção de duas reportagens especiais do Programa Edição Saúde do canal de televisão Mega TV que trataram sobre o Autismo.

Diversos especialistas, entre eles a Diretora Pedagógica do Centro Lumi, a Pedagoga Adriana Moral Ramos, falaram sobre como reconhecer os sintomas do Autismo na criança e o quão benéfico um diagnóstico precoce pode ser para o seu desenvolvimento e socialização.

Assista a seguir aos vídeos das matérias, que também estão no canal InstLumi no Youtube ou nos links da Mega TV (programa 1 e programa 2)

Programa 1 - Primeiro Bloco Programa 1 - Segundo Bloco
Programa 2 - Primeiro Bloco Programa 2 - Segundo Bloco
 
A&R e IPq-FMUSP - "Autismo e Cérebro Social"
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A Austismo e Realidade realizará com o Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, o curso: "Autismo e Cérebro Social".

O curso será gratuito e terá três dias de programação com as palestrantes Monica Zilbovicius e Ana Saitovitch.

Dia 19/03/2013 – Das 9h00 às 11h00 - Aula 01: “Cérebro Social, estudos com Neuroimagem”; Palestrante: Monica Zilbovicius

Dia 20/03/2013 – Das 9h00 às 11h00 - Aula 02: “Cérebro Social, implicações no autismo”; Palestrante: Monica Zilbovicius

Dia 21/03/2013 – Das 9h00 às 11h00 - Aula 03: “Percepção Social, estudos com eye-tracking no autismo”; Palestrante: Ana Saitovitch

Dia 21/03/2013 – Das 14h00 às 16h00 - Aula 04: ”Percepção Social e autismo, perspectivas terapêuticas e TMS”; Palestrantes: Ana Saitovitch e Monica Zilbovicius

Inscrições por email com Elke Salim: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   ou  Fátima Pina: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

http://www.autismoerealidade.com.br/2013/02/curso-autismo-cerebro-social-ipq-fmusp/

 
DVD "EM BUSCA DE UM NOVO CAMINHO"
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EM BUSCA DE UM NOVO CAMINHO

Entender como o cérebro funciona é o primeiro passo para compreender o mistério de um cérebro autista.

A Autismo & Realidade traz o Documentário "Em busca de um novo caminho - Desmistificando o Autismo", baseado nos estudos do psiquiatra e especialista em Autismo, Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante (in memorian) e  da Psicóloga especialista em Neuropsicologia, Joana Portolese.

 

A Obra de 2012, dirigida por Fabiane Rivero Kalil, traz entrevistas com o Professor Doutor Marcos Mercadante (Professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo), com as Professoras Doutoras Monica Zilbovicius (Pesquisadora do Institut Nationale de la Santé et de la Recherche Médicale - Unité INSERM. Service de Radiologie Pédiatrique - Hospital Necker, Paris, France) e Patrícia Cristina Baleeiro Beltrão Braga (Professora Assistente - Universidade de São Paulo) e também com o  Dr. Renato da Silva Queiroz (Professor titular do Departamento de Antropologia da USP).

 

O DVD do filme já pode ser adquirido através do site da Autismo & Realidade. Siga este link.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preview do Documentário.

Fonte: YouTube - Canal da Fabiane Rivero

 

 
Grupo Gradual - Cursos de Extensão
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O site do Grupo Gradual  publicou o seu calendário de cursos para 2013 e o próximo será:

Curso de Extensão IV - Intervenção Comportamental II

data: 02/03/2013; 16/03/2013; 06/04/2013; 20/04/2013

Aulas quinzenalmente aos Sábados
Das 9:00 às 18:00 horas
Local: Colégio Mater Dei (Rua Marechal Bitencourt, 62, Jardim Paulista)
Carga Horária: 32 horas, sendo 20 horas de aulas teórico-práticas e 12 horas de orientação coletiva de estágio

Publico-Alvo: Profissionais e estudantes das áreas da educação e da saúde, tais como: Enfermagem, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Educação Física, Psicologia e Fonoaudiologia.

Conteúdo: 

- Construindo um currículo adaptado

- Material e atividades adaptadas:

 - O papel do AT na escola

 - Parceria com a equipe multidisciplinar

Professor Convidado: Sônia Lucca

Possui graduação em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional. Psicopedagogia –clinica e educacional. Especialização  lato sensu  em distúrbios de aprendizagem. Atualmente é professora no Colégio Maria Imaculada-professora ensino fundamental I e II e consultora do Grupo Gradual (adaptação curricular).

Acesse: http://www.grupogradual.com.br/html/cursos.aspx

 
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